Ícone do site Jornal O Sul

Médico britânico alega ter fornecido doping a 150 atletas

Informações foram dadas por Mark Bonar a repórteres disfarçados (Foto: Reprodução)

Autoridades do Reino Unido ordenaram uma investigação sobre como a agência britânica de combate ao doping tem conduzido as suspeitas de que um médico inglês indicou substâncias vetadas para centenas de atletas de elite. Conforme o jornal Sunday Times, Mark Bonar teria prescrito remédios proibidos em várias modalidades de competição.

Bonar revelou que os seus “clientes” abrangem estrelas de esportes como críquete, ciclismo, boxe, tênis, artes marciais e futebol, incluindo destaques da Premier League do campeonato inglês.

Nos últimos seis anos, o médico teria tratado de mais de 150 atletas do Reino Unido e do exterior com eritropoetina, esteroides e hormônios de crescimento humano, dentre outros itens “capazes de proporcionar melhorias fenomenais no desempenho”, segundo ele.

Gravações

A reportagem acrescentou que os comentários comprometedores teriam sido feitos durante uma série de reuniões do profissional com jornalistas investigativos, disfarçados de negociadores.

O Sunday Times também encaminhou um atleta à clínica do médico inglês, registrando as suas “consultas” por meio de uma câmera escondida. No entanto, nem o jornal e nem a agência de notícias Reuters, responsável pela distribuição internacional do conteúdo publicado pelo jornal, foram capazes de comprovar as alegações feitas pelo médico.

Já a agência britânica UK Anti-Doping, responsável pela prevenção e combate ao uso de substâncias proibidas no esporte, declarou que está “profundamente preocupada e chocada” com as suspeitas levantadas pela imprensa do país. (AG)

Sair da versão mobile