Gasparotto
“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.”
Leonardo da Vinci
- As salas que concentram a mostra “Rememórias”, da artista Clara Pechansky, proporcionam uma emoção especial logo no primeiro olhar sobre os trabalhos, resultado de uma curadoria exercida com qualidade e requinte por Joana Bosak e Paula Ramos. A apresentação através do catálogo, outro item que mostra competência, já indicava o acerto na seleção de obras da extensa produção da artista. A montagem inclui cinco totens dispostos nos cantos das salas, no estilo dos ícones bizantinos-repetidos em outras civilizações avançadas. O efeito é magnífico.
- A manhã do vernissage, no sábado, teve grande movimentação desde a abertura no Margs. Na ocasião, foi exibido o curta-metragem “Clarita”, sobre a vida da artista, e com depoimentos de artistas como Anico Herskovits, Alfredo Nicolaiewsky e Liana Timm, entre outros. O filme, produzido e dirigido por Flávia Seligman, teve várias apresentações no dia da abertura da exposição. Novas sessões especiais serão realizadas seguidas de conversas com os convidados comentando a obra.
- Lucia e Luis Fernando Verissimo, Nara Birman Sirotsky, Bianca Santini, estas discípulas de Clara na pintura, Vera de Nonohay Schneider, Arminda e Ruy Lopes, entre muitos outros, circularam pelas salas do Margs na inauguração. A mostra poderá ser conferida até o dia 25 de setembro.
Zaida Levin, Ieda Nudelman e as damas pintadas pela artista. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Descoladas: Helena Figueira e Daniela Pechansky. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Clara Pechansky recebeu cumprimentos de Luis Fernando Verissimo. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Lúcia Verissimo e Chico Marshall. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Olhar de admiração: a artista plástica Bianca Santini, observando “Cátia e a noite na floresta dos relógios”, criada por Clara em 1994. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) O movimento foi intenso nos espaços do MARGS. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) “Mágico com a paleta”, de 1987. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) “Quixote de calções curtos”, de 1987. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Bate-papo: Virgínia Pólvora e Dorinha Piltcher. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Renata Rubim. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Ilita Patricio e Paulo Amaral, da direção do MARGS. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Maria Luiza Falcetta e Isolde Bosak. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Jorge Polydoro esteve admirando a tela “Mágico e os desenhos antigos”. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial) Vera de Nonohay Schneider e Nara Birman Sirotsky visitaram a exposição. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)