Ícone do site Jornal O Sul

Menina de 9 anos que divulgou um assassinato antes dos jornalistas vira sensação na internet

Hilde Kate Lysiak relatou um homicídio em seu bairro. (Crédito: Reprodução)

Uma menina de 9 anos se tornou sensação na internet quando foi tema de artigos nos jornais americano The Washington Post e britânico The Guardian.  Tudo começou quando Hilde Kate Lysiak divulgou um homicídio em seu bairro. Ela escreveu a matéria – com a manchete: “Exclusivo: assassinato na rua 9!” – no Orange Street News, um jornal mensal com circulação de 200 exemplares.

No dia do homicídio, Hilde foi ao local do crime, entrevistou vizinhos e postou um artigo, uma foto e um vídeo. “Um homem é suspeito de ter assassinado sua mulher a marteladas”, ela escreveu, acrescendo que “moradores reportaram ter visto uma pessoa transportada em uma padiola, mas foram instruídos pela polícia a não falar com a mídia”. Quando o artigo dela foi postado, surgiram muitos comentários e críticas na página de Facebook do Orange Street News. Algumas pessoas questionaram se era apropriado que uma menina de 9 anos cobrisse um homicídio. Houve quem sugerisse, até, que ela deveria estar brincando de boneca.

O que Kate fez? Ela gravou um vídeo. Usando um broche que dizia “amo a liberdade de expressão” e uma fita vermelha nos cabelos, Kate respondeu comentários negativos sobre ela. “Sei que alguns de vocês prefeririam que eu me sentasse e ficasse quieta porque tenho 9 anos.” “Se vocês querem que eu deixe de cobrir as notícias, saiam da frente de seus computadores e façam alguma coisa quanto a elas”, ressaltou.

Sair da versão mobile