O estudante Tanishq Abraham tem apenas 11 anos, dois sonhos enormes e muita determinação para chegar lá. O garoto recebeu seu diploma da American River College, uma faculdade comunitária de Sacramento, na Califórnia (EUA). Abraham já fazia aulas lá antes mesmo de conseguir seu diploma do ensino médio, feito que ele conquistou aos 10 anos, em junho de 2014. O objetivo, segundo ele, é um dia receber o Prêmio Nobel de Medicina e ser eleito presidente dos Estados Unidos.
A precocidade de Abraham não é recente: aos 4 anos, o menino foi aceito na Mensa, entidade que reúne pessoas com QI acima da média mundial, consideradas superdotadas. Filho mais velho da veterinária Taji Abraham e de um funcionário de uma firma de robótica, Abraham deixou a escola aos 7 anos e recebeu educação em casa. As aulas de química e biologia eram com a mãe. Cálculo e trigonometria o pré-adolescente aprendeu com o pai. Mas, segundo a mãe, “ele basicamente é autodidata”.
O estudante conseguiu o diploma do ensino médio tão cedo porque foi aprovado no exame que o governo da Califórnia aplica a estudantes que queiram deixar o ensino médio antes de concluir todos os anos. O porta-voz da American River College confirmou que o estudante foi o mais novo a colar grau neste ano, e que, apesar de a faculdade não ter todos os arquivos para confirmar, supõe-se que ele seja o mais novo da história da instituição a receber o diploma.
Por sua vez, o plano de longo prazo – de um dia sentar na cadeira principal da Casa Branca – já deu pequenos passos: na época em que ele concluiu o ensino médio, o presidente dos EUA, Barack Obama, enviou uma mensagem parabenizando o jovem. (AG)
Menino de 11 anos recebe diploma de faculdade da Califórnia

Tanishq Abraham entrou para grupo de superdotados aos 4 anos. (Crédito: Reprodução)