Ícone do site Jornal O Sul

Mesa ao Vivo: Bruno Ivanoff, professor da Faculdade de Gastronomia SENAC, defende a importância da sazonalidade na compra de ingredientes

O formato do evento e suas propostas atendem anseios de uma amplo segmento de público. Foto: banco de dados/O sul

Bruno Ivanoff é professor da Faculdade de Gastronomia SENAC e está mergulhado nas ações que norteiam o Mesa ao Vivo, que ganha a sua terceira edição, hoje (26) e amanhã (27), na sede do SENAC, na Capital, reunindo cerca de 1 mil participantes nestes dois dias de realização, incluindo oficinas, palestras e jantares preparados por chefs de renome do cenário local e nacional.

Ele menciona “que o evento é uma oportunidade para produtores exporem seus produtos, além de uma troca de experiência relevante entre todos estes chefs”, incentivando a gastronomia, que em sua visão, “ainda engatinha” em solo gaúcho. Ele defende o uso de produtos sazonais, o que garante a qualidade do que é levado à mesa e menciona ainda a qualidade do ensino ofertado no segmento da gastronomia, com alunos recebendo conhecimento e bagagem técnica. O perfil de público é amplo, mas na sua maior parte jovens acima de 17 anos e pessoas de mais idade que desejam empreender e mudar de profissão. “É preciso também além da técnica, persistência, disciplina, paciência, treino, trreino, treino e treino. Existe talento mas também é preciso ter dedicação”. Para ele, ainda falta valorização aos profissionais da área, que deveriam fidelizar mais suas equipes, pois o retorno disso se traduz em excelência e qualidade. “As equipes rodam muito e aí fica difícil”.

Bruno Ivanoff também aponta o vácuo existente entre o glamour da profissão de chef hoje com o que o mercado oferta em opções de menus e estabelecimentos, o que por sua vez também está atrelado à cultura local, ao gosto do gaúcho por determinados ingredientes e estilo de vida.

Sair da versão mobile