Uma operação realizada pelo Ibama e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, resultou na apreensão de 7 toneladas de camarão e 10 toneladas de peixes. Para evitar o desperdício desses alimentos e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Ibama doou os alimentos para o Mesa Brasil Sesc, que distribuiu a 60 instituições de Porto Alegre e para outras 35 localizadas em Rio Grande, que repassarão essa doação para as famílias atendidas.
“Geralmente este produto é apreendido pelo Ibama por pesca ilegal ou por estar sem a documentação correta. O papel do Mesa Brasil é avaliar se os alimentos podem ser consumidos e distribuí-los para as entidades. Se não houvesse essa parceria, o alimento teria que ser descartado, em uma realidade onde muitas pessoas passam fome e que foi agravada pelo cenário de pandemia”, explica a coordenadora de Ação Social do Sesc/RS, Luciana Basile.
Após o Mesa Brasil verificar que os itens podem ser consumidos, começa a operação para distribuir tudo no menor tempo possível e dentro dos padrões sanitários, por se tratar de um produto muito perecível.