Ícone do site Jornal O Sul

Michel Temer cobra um maior empenho da base aliada no Congresso Nacional

Presidente interino (Foto: EBC)

Nessa quinta-feira, o presidente interino Michel Temer cobrou do líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado André Moura (PSC-BA), mais empenho da base aliada na defesa do governo. Segundo fontes do Congresso Nacional, o peemedebista tem se sentido incomodado pela percepção de que tem “apanhado” diariamente da oposição.

A queixa se explica, em parte, pelos recentes impasses enfrentados pelo Executivo federal no Congresso. Isso inclui, por exemplo, a escolha de um nome para a vaga aberta no Ministério do Turismo. Nesse caso, Temer precisou lidar com a disputa entre peemedebistas da Câmara e do Senado.

A solução que ele encontrou – embora ainda não oficializada – foi atender ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL ), com a indicação do deputado peemedebista Marx Beltrão, deixando Alagoas com duas vagas no primeiro escalão.

Estatais

Outro impasse que emperra a aprovação de matérias é a sanção da Lei das Estatais, que prevê regras mais rígidas para a indicação de políticos para cargos em diretorias de empresas públicas.
O texto aprovado pelos senadores dificulta nomeações, mas os deputados, interessados em cargos, afrouxaram o projeto, novamente endurecido pelos senadores. (AE)

Sair da versão mobile