Ícone do site Jornal O Sul

Michel Temer prepara viagens a China e Argentina após a votação do impeachment

(Foto: Romério Cunha VPR)

O presidente interino Michel Temer começa a preparar um roteiro para sua agenda internacional, a ser iniciada a partir da confirmação do Senado do afastamento da presidenta Dilma Rousseff. A ênfase das primeiras ações será para fortalecer o comércio exterior.

O roteiro mais elaborado é para uma viagem à China, provavelmente no começo de setembro, com a finalidade de acenar positivamente para agentes do mercado financeiro e buscar atrair mais investimentos para o Brasil, de acordo com interlocutores do governo federal ouvidos pelo Valor Econômico. Uma visita à Argentina, com contornos mais políticos para o roteiro de viagem ainda em elaboração, também é considerada pelo Palácio do Planalto no horizonte imediatamente após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff.

A atenção do presidente interino à diplomacia será intensificada já em agosto com a realização da Olimpíada no Rio de Janeiro, com início em 5 de agosto. O desfecho do julgamento do pedido de impeachment não ocorrerá durante os Jogos. Temer acompanhará a cerimônia de abertura da Olimpíada, mas deve dar prioridade à realização em Brasília de eventuais encontros bilaterais com chefes de Estado e de governo. O Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, entretanto, também estará preparado para encontros diplomáticos.

Sair da versão mobile