Ícone do site Jornal O Sul

Militares turcos pedem asilo político na Grécia

(Foto: Reprodução)

Um helicóptero militar turco carregando oito oficiais e um civil aterrissou em Alexandroupolis, na Grécia, após a fracassada tentativa de golpe contra o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan. Todos foram presos pela polícia grega assim que tocaram o solo, sob a acusação de entrada ilegal no país, e foram transferidos para a delegacia de polícia local.

De acordo com o The Guardian, o grupo removeu todos os emblemas e insígnias de seus uniformes tornando impossível saber a sua classificação. No entanto, a agência de notícias Dogan, da Turquia está relatando que dois majores, um capitão e cinco soldados solicitaram asilo.

Os pedidos de asilo político estão sendo processados pelo governo grego, embora o ministro do Exterior turco, Mevlut Cavusoglu, tenha pedido à Grécia para extraditá-los. Olga Gerovasili, porta-voz do governo grego, disse que os procedimentos do direito internacional serão seguidos. “Vai ser levado em consideração que em seu país são acusados de tentar derrubar a democracia constitucional e violar a legalidade”, disse Olga.

A Turquia vai enviar uma delegação à Alexandroupolis para recuperar o helicóptero. Grécia e Turquia, ambos membros da Otan, têm tensões de longa data e protagonizaram uma série de crises bilaterais. (AG)

Sair da versão mobile