Ícone do site Jornal O Sul

Ministério da Defesa lança campanha para ensinar cidadãos a detectar terroristas

O lema da campanha é: “Se você acha que algo é suspeito, é porque é suspeito!”. (Foto: Rogério Santana/ GERJ)

Muito mais do que a tradicional “mãozinha”, as autoridades responsáveis pela segurança da Olimpíada Rio 2016 vão querer a visão, o olfato e a audição da população. O Ministério da Defesa está preparando uma campanha educativa de prevenção ao terrorismo para convocar a sociedade a colaborar no combate à ameaça terrorista que vem a reboque dos Jogos.

O objetivo é ensinar o cidadão comum a detectar e agir em casos de situações suspeitas. O lema da campanha é: “Se você acha que algo é suspeito, é porque é suspeito!”. Em nota, o ministério informou que esse é um esforço que faz parte do esquema de segurança dos Jogos Olímpicos.

Profissionais que atuarão no evento, como trabalhadores de redes hoteleiras, funcionários de empresas de ônibus e metrô, guardas municipais, integrantes da administração de pontos turísticos, motoristas de táxi e voluntários do Comitê Organizador Rio 2016 já receberam treinamento com a mesma finalidade. O objetivo é multiplicar a capacidade de reação dos órgãos de segurança. A data do lançamento da campanha não foi definida, mas deve ser este mês.

Sair da versão mobile