Ícone do site Jornal O Sul

Ministério da Educação prevê investir 18,7 bilhões de reais em contratos do Fies em 2016

Nesta edição, três das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Educação, Leitura e Recreação e Despesas Diversas (Foto: Evelson de Freitas/AE)

O MEC (Ministério da Educação) prevê investir 18,7 bilhões de reais em contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) neste ano. Em 2015, o governo utilizou 17,8 bilhões de reais para este fim. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2016 terminaram na sexta-feira (29). Mais de meio milhão de pessoas se inscreveram.

Na primeira edição do ano, o MEC vai oferecer 250.279 contratos. Em 2015, foram cerca de 311 mil nas duas edições. O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior.

Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o ProUni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Sair da versão mobile