Ícone do site Jornal O Sul

Ministério da Educação terá novos critérios para avaliar pós-graduação no Brasil

Mercadante divulgou dados do Enem. (Foto: Dida Sampaio/Folhapress)

O MEC (Ministério da Educação) prepara mudanças na avaliação da pós-graduação do País. Hoje, a nota varia entre 1 e 7 e considera critérios como formação docente, infraestrutura e número de artigos publicados em periódicos. Para o titular da pasta, Aloizio Mercadante, é preciso aumentar critérios para medir a qualidade de mestrados e doutorados.

“A avaliação é basicamente a meta quantitativa [número de artigos publicados]. São mais de 500 mil publicações científicas, revistas, livros, e o impacto dessas citações [na academia]. Precisamos introduzir mais qualidade na avaliação”, afirmou nessa quarta-feira, em audiência pública, na Câmara dos Deputados.

A Capes – autarquia do Ministério da Educação responsável pela pós-graduação – já criou grupo de trabalho e, segundo Mercadante, o novo formato será definido até março de 2016. Em 2013, último ano da avaliação trienal de mestrados e doutorados, o País tinha 3.337 programas de pós-graduação.

Mercadante reconheceu “restrições orçamentárias severas” neste ano. Ele ainda apontou necessidade de mudanças em programas federais de alfabetização e formação dos professores. O ministro afirmou que a intenção do MEC é lançar um programa específico para melhorar os índices de alfabetização na Região Nordeste, onde há maior concentração de escolas com baixo desempenho na Avaliação Nacional de Alfabetização.

(Folhapress)

Sair da versão mobile