Ícone do site Jornal O Sul

Ministério da Saúde divulga manual para fazer máscaras caseiras de proteção contra o coronavírus

A medida visa aumentar a proteção das pessoas contra o novo coronavírus, segundo o governador. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde divulgou um manual que indica como a população pode fazer máscaras de tecido. “Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”, diz o texto.

A pasta afirmou ainda que vai fazer uma campanha virtual para incentivar a população a fazer as próprias máscaras de pano. O ministério disse que, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações: ter pelo menos duas camadas de pano; ser individual; ser feita com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos; deve ser bem higienizada (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso); ser feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a máscara caseira faz uma barreira tão eficiente quanto as outras máscaras: “A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada”.

Veja as dicas do Ministério da Saúde:

Sair da versão mobile