Ícone do site Jornal O Sul

Ministério da Saúde enviará lote de CoronaVac ao Rio Grande do Sul para zerar segundas doses atrasadas

Pesquisa preliminar indica que taxa de proteção cai conforme aumento da idade e que apenas uma dose não confere imunidade. (Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini/Arquivo)

O Ministério da Saúde irá enviar ao Rio Grande do Sul, nos próximos dias, remessa de 188.800 doses da CoronaVac para imunizar todas as pessoas que receberam a primeira dose dessa vacina e que ainda aguardam a segunda aplicação (D2). Cálculos atualizados pela SES (Secretaria da Saúde) mostram que 179.330 pessoas já poderiam ter tomado a D2 da CoronaVac no Estado.

“A pedido do ministério, informamos esse número na sexta-feira (14) e, no dia seguinte, recebemos o informe de que será enviado quantitativo suficiente para que todas as pessoas que tomaram CoronaVac no Estado recebam a D2”, diz Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde).

“Essa notícia representa um alívio muito grande. É um direito do cidadão completar o seu esquema vacinal e precisamos acelerar a imunização para vencermos essa pandemia”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

No mesmo documento em que anuncia as 188.800 doses da CoronaVac, o Ministério da Saúde informa que irá enviar, provavelmente no mesmo dia, mais 269.100 doses da Astrazeneca e 39.780 doses da Pfizer. A SES aguarda a confirmação da data do envio dos imunizantes.

Em relação à segunda dose da Astrazeneca, foram distribuídas doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desse fabricante que estariam em tempo de tomar a D2. Além disso, há estoque no RS para D2 de todos os que precisam completar o esquema vacinal até, pelo menos, a metade de julho.

Sair da versão mobile