Ícone do site Jornal O Sul

Ministério faz sete propostas sobre a reforma da Previdência

Representantes do governo e de aposentados, trabalhadores e empregadores participaram na quarta-feira de reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência Social.

O Ministério do Emprego e Previdência Social propôs discutir sete temas relacionados à reforma do sistema de aposentadorias. Estão entre elas a diferença de regras para homens e mulheres e os regimes de aposentadoria rural e dos servidores públicos.

Representantes do governo e de aposentados, trabalhadores e empregadores participaram na quarta-feira de reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência Social, no Palácio do Planalto. Sobre a idade mínima, o secretário especial de Previdência, Carlos Gabas, citou em sua apresentação a questão da “demografia e idade média das aposentadorias”.

Segundo Gabas, a idade média de aposentadoria no Brasil, que é de 58 anos, está no piso internacional. Em sua apresentação, propôs ainda discutir receitas, renúncias e recuperação de créditos, além de pensões por morte e a convergência dos sistemas previdenciários. O ministro Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência) explicou que a orientação da presidenta Dilma Rousseff é tentar construir uma “convergência forte” em torno de uma proposta previdenciária que preserve os direitos adquiridos. Ele afirmou esperar que as alterações tenham consenso, mas ressaltou que o governo federal enviará em maio “a proposta que achar correta”.

Sair da versão mobile