Ícone do site Jornal O Sul

Ministério Público fiscaliza centros de saúde em Mato Grosso do Sul e encontra folhas de presença preenchidas por médicos para o mês inteiro antes do fim do mês

PAM de Dourados (MS) lotado e médicos ausentes (Foto: MP-MS/Divulgação)

Promotores de Dourados, município ao sul do Estado de Mato Grosso do Sul, fiscalizaram o CAM (Centro de Atendimento à Mulher) e o PAM (Posto de Assistência Médica Atendimento), na última segunda-feira (29), e encontraram várias irregularidades, entre elas, folhas de frequências totalmente preenchidas antes do mês acabar.

Segundo o MPE (Ministério Público do Estado), o objetivo foi verificar o funcionamento das unidades e a rotina das equipes de médicos e enfermeiros.

A assessoria da prefeitura informou que foi comunicada das irregularidades na sexta-feira (02) e que será aberta sindicância para apurar os envolvidos.

Os promotores de Justiça constataram a ausência de médicos nas unidades. Em uma delas a folha de frequência de um médico estava preenchida, mas o período correspondente ele estava de férias, inclusive fora do País.

Foram localizadas folhas de frequência em branco que seriam preenchidos em um único momento, antes de encaminhar à Secretaria de Saúde. De acordo com o MPE, o fato indica a total falta de controle quanto a efetiva prestação de serviços médicos.

Conforme os promotores de Justiça, a coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher disse que os médicos lotados na unidade não comparecem todos os dias para atendimento. Além disso, atendem um número determinado de pacientes para finalizarem os atendimentos e não cumprem o expediente que deveriam.

Outra situação relatada pela coordenadora foi a do médico urologista que não atende clinicamente nenhum paciente. Segundo ela, o profissional comparece ao CAM para realizar os procedimentos cirúrgicos conforme a disponibilidade particular.

Sair da versão mobile