Ícone do site Jornal O Sul

Ministro Ciro Nogueira é alvo de novo pedido de convocação para falar de irregularidades no Ministério da Educação

Ministro da Casa Civil avalia que Bolsonaro vai mostrar confiança no sistema eleitoral brasileiro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi alvo de um segundo pedido de convocação para prestar esclarecimentos à Câmara por conta de seu envolvimento com a distribuição de verbas da educação com fins políticos. Com base em reportagens publicadas pelo jornal Estado de S.Paulo, grupo de deputados do Psol apresentou requerimento para que Nogueira tenha que falar no plenário da Câmara.

O ministro já tinha sido alvo de outro requerimento de convocação para falar sobre a compra de ônibus escolares pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão que tem na presidência Marcelo Ponte, ex-assessor de Nogueira. O caso da licitação com indicação de preços inflados também foi revelado pelo jornal paulista.

O novo requerimento apresentado nesta quarta-feira (13) usa como fundamentação a notícia de que o FNDE tem adotado como prática direcionar recursos para novas obras de escolas em cidades que ainda mantém esqueletos de obras paradas.

“Vale ressaltar que as graves suspeitas de favorecimento ilícito e tráfico de influência (em suma, corrupção) no MEC – com possível envolvimento do Presidente da República, Jair Bolsonaro – resultaram, recentemente, na exoneração do pastor Milton Ribeiro, o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro”, diz o requerimento da bancada do Psol.

Sair da versão mobile