Ícone do site Jornal O Sul

Ministro da Cultura é alvo de protesto durante uma reunião na sede do Mercosul

Marcelo Calero estava em uma reunião do Mercosul em Montevidéu. (Foto: Acácio Pinheiro/Minc)

Um pequeno grupo protestou contra a presença do ministro da Cultura, Marcelo Calero, em uma reunião do Mercosul em Montevidéu (Uruguai), na sexta-feira, onde está a sede do bloco. Os eventos se desenvolveram de forma pacífica na sala que estava sendo usada para o encontro, da qual participavam autoridades, entre elas o ministro da Cultura da Venezuela, Freddy Ñáñez.

Calero deixou a sala durante o protesto, mas seus assessores disseram à Agência Efe que a saída não tinha relação com a manifestação, mas sim com sua viagem de volta ao Brasil, em um voo que saía da capital uruguaia às 15h (mesmo horário em Brasília). O grupo que fez o protesto – formado por cinco brasileiros e uma uruguaia – queria saber por que Calero estava na reunião.

“Dizem que os artistas no Brasil são vagabundos. Qual é o motivo dele estar aqui em uma reunião de desenvolvimento cultural na América do Sul? Para eles [o governo brasileiro] não faz sentido… Então, por que ele veio? Comer? Fazer turismo?”, questionaram os manifestantes.

O presidente interino Michel Temer juntou o Ministério da Cultura com o da Educação quando assumiu o cargo após o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Depois de vários protestos, voltou atrás, transformando-o novamente em uma pasta independente.

Sair da versão mobile