Ícone do site Jornal O Sul

Ministro de Minas e Energia afirma que o apagão no Amapá é “inadmissível e inaceitável”

"Estamos apurando as responsabilidades", garantiu Bento Albuquerque. (Foto: Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta segunda-feira (09) que cerca de 70% da carga de energia do Amapá está recuperada, após um blecaute atingir o Estado na noite da última terça-feira (03). O ministro classificou o apagão como “inadmissível e inaceitável”.

“É inadmissível e inaceitável o que ocorreu. Não é possível que em um Estado ligado ao Sistema Interligado Nacional, que é o nosso sistema elétrico, leve tanto tempo para ser restabelecida a energia. Isso mostra uma falha que está sendo evidentemente apurada e estamos trabalhando para que não ocorra mais”, afirmou Albuquerque em entrevista.

O problema teve origem em um incêndio em uma subestação da concessionária Linhas do Macapá Transmissora de Energia, da Gemini Energia, controlada pela Starboard Partners. O fogo danificou transformadores na noite da última terça.

“Pode ser cassada a concessão dessa empresa, que no caso é a empresa de transmissão”, afirmou o ministro. “Mas o importante é primeiro restabelecer a energia. Em segundo, estamos apurando as responsabilidades”, prosseguiu.

A apuração sobre a responsabilidade e as causas do apagão está sob cuidados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), conforme o ministro.

Sair da versão mobile