Ícone do site Jornal O Sul

Ministro do Esporte critica notícias sobre cancelamento das Olimpíadas no Rio por causa do zika vírus

O ministro George Hilton negou qualquer chance de que a competição não seja realizada. (Foto: Andre Dusek/AE)

O Ministério do Esporte, George Hilton, divulgou uma nota oficial na qual lamentou notícias divulgadas pela imprensa sobre o zika vírus, as quais cogitam a possibilidade de cancelamento dos Jogos Olímpicos do Rio. Hilton negou qualquer chance de que a competição não seja realizada.

“O governo brasileiro lamenta a publicação de matérias e opiniões na imprensa que cogitam a possibilidade de cancelamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 por causa da epidemia do vírus zika. Essa possibilidade não está em discussão. O governo brasileiro está integralmente empenhado em garantir que os Jogos Rio 2016 transcorram com segurança e tranquilidade”, diz a nota assinada pelo ministro.

Nos últimos dias, diversas notícias de meios nacionais e internacionais surgiram sobre um possível cancelamento dos Jogos Olímpicos do Rio em razão da epidemia de zika. Após a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar estado de emergência mundial, o receio devido à doença aumentou ainda mais e delegações internacionais já orientam atletas olímpicos para o período dos jogos, em agosto.

O comunicado ainda lembrou que o período de realização das Olimpíadas, durante o inverno brasileiro, é, historicamente, de baixa incidência de chuvas e de mosquitos. Por fim, a nota ressaltou que os jogos ocorrerão com total atenção à saúde dos participantes da maior festa do esporte mundial.

Sair da versão mobile