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Mais de mil quilômetros de rodovias estaduais gaúchas serão administradas pela iniciativa privada

Plano será viabilizado por parceria com o BNDES. (Foto: Divulgação/Selt)

A fim de garantir investimentos necessários para melhorar as estradas do Rio Grande do Sul, qualificando os acessos e a infraestrutura de 63 municípios, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) executará estudos técnicos necessários para conceder à iniciativa privada mais de mil quilômetros de rodovias gaúchas. O contrato foi assinado pelo governador Eduardo Leite no dia 17 deste mês.

As primeiras reuniões entre os técnicos do governo do Estado e o banco foram realizadas sob coordenação do secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi:

“Os primeiros contatos com o BNDES são importantes para definir detalhes que vão nortear o trabalho. As análises, com base em levantamentos técnicos e de campo, devem durar cerca de oito meses, mais o período que passará pelos órgãos fiscalizadores. A expectativa é de que até o fim desse ano o edital esteja concluído”.

Depois disso, haverá a licitação das estradas à iniciativa privada. “Não é uma demanda simples, pois as concessões serão de 30 anos”, acrescentou. Os estudos definirão as medidas necessárias para qualificar as rodovias, como duplicações, implantação de terceiras faixas e obras de segurança viária para as comunidades próximas, entre outras medidas.

Ao todo, são 18 rodovias contempladas, que resultam em 1.028 quilômetros de extensão, sendo 760 quilômetros trechos atualmente pedagiados e sob administração da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) e outros 268 quilômetros de responsabilidade do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem).

Sobre tarifas e novas praças de pedágio, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que também trabalha no projeto das novas concessões, salienta que essas informações só serão conhecidas com o término do estudo, assim como aconteceu nas concessões da ERS-324 e RSC-287:

“No momento, não existe nenhum indicador que aponte valores ou a necessidade de novos pedágios. A maioria dos trechos, inclusive, são pedagiados atualmente. Nossa postura será técnica e transparente, dialogando com as comunidade e interessados, só assim teremos sucesso nas concessões das nossas estradas”.

Após a conclusão do processo de concessão, com a definição de quem administrará os trechos das rodovias, a Selt (Secretaria de Logística e Transportes) fiscalizará a prestação do serviço. “O futuro do Estado na área da infraestrutura de transportes depende de projetos transparentes, que estejam em sintonia com as demandas da sociedade”, garante o titular da pasta, Juvir Costella. “Fiscalizaremos o serviço para entregar à população rodovias mais seguras e em melhores condições de trafegabilidade.”

Estradas contempladas

As concessões promovidas pelo governo fazem parte do programa “RS Parcerias”, lançado em março de 2019, que busca promover o desenvolvimento do Estado por meio de investimentos privados e visando a melhoria dos serviços públicos. Confira, a seguir, as rodovias que fazem parte do estudo de concessão.

– ERS-239;

– ERS-122;

– ERS-240;

– RSC-287;

– ERS-474;

– ERS-040;

– ERS-784;

– ERS-115;

– ERS-235;

– ERS-466;

– ERS-020;

– ERS-130;

– ERS-129;

– RSC-453;

– ERS-128;

– RSC-135;

– ERS-446;

– VRS-813.

(Marcello Campos)

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