Ícone do site Jornal O Sul

Morcegos gigantes, com mais de 1 metro, correm o risco de desaparecer

Desequilíbrio ambiental está fazendo com que esse animais se multipliquem nas cidades da Oceania. Entretanto, espécie está em extinção. (Foto: Reprodução)

No Brasil, é muito comum a gente encontrar morcegos nas grandes cidades. Mas nada se compara a essas nuvens de milhares de morcegos gigantescos que invadiram Sidney, na Austrália. Eles são tão grandes que ficaram conhecidos como “raposas voadoras”. Essa quantidade absurda de morcegos é a prova de mais um desequilíbrio ecológico provocado pelo homem.

Sidney, é  a maior metrópole da Oceania. Hoje, tem 5 milhões de habitantes, e é cheia de parques que abrigam as coloridas aves australianas. Mas o visitante desavisado nem desconfia que lá no alto das árvores, o que parecem estranhos frutos são criaturas da noite em suas horas de descanso. Morcegos gigantes.

Eles pesam 1 quilo e medem mais de 1 metro de ponta a ponta das asas. Só na região de Sidney são mais de 200 mil. Mas ninguém precisa ter medo de vampiros. Estes morcegos gostam é de flores de eucaliptos, e de frutas.

O ecologista e pesquisador Tim Pearson sabe o nome de cada um dos animais que estão em  um abrigo para espécimes acidentados.  A maioria se feriu com choque elétrico, tentando se pendurar em cabos de energia. Por isso não pode voltar à vida livre.

Desequilíbrio leva os animais às cidades na Oceania.

Os morcegos são migratórios. Mas, com a derrubada de florestas, estão formando colônias nas cidades da Oceania. “Apesar dessa quantidade enorme nas cidades, as raposas voadoras são considerados animais ameaçados de extinção. Na verdade, o número deles está caindo”, explica  Pearson.

Eles ficam no perímetro urbano cidade porque lá, com a introdução de novas espécies de flores e frutas, encontram comida o ano todo.  “A comida preferida deles é a flor de eucalipto. Eles lambem o néctar. E o pelo fica cheio de pólen. Como voam até 50 quilômetros em uma só noite, são polinizadores muito eficientes”, destaca  Pearson. (AG)

Sair da versão mobile