O corpo do ator gaúcho Leonardo Machado foi velado na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, neste sábado (29). O artista morreu na noite de sexta-feira (28), aos 42 anos, vítima de um câncer no fígado. Ele estava internado no hospital Moinhos de Vento.
O artista ganhou destaque com a novela “Viver a Vida”, em 2010. Em 2017, Leonardo filmou o seu último longa, “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, no qual interpreta um dos protagonistas, o Capitão Francisco Saraiva, filho de Gumercindo Saraiva, caudilho revolucionário na Revolução Federalista. A distribuidora Elo Company, a produtora Walper Ruas Produções e toda a equipe do filme lamentaram o falecimento do artista:
“Leonardo fez trabalhos em diversos canais de tv, entre eles Globo e GNT, além disso tem uma notória carreira no cinema, com mais de 25 longas-metragens. Recebeu os prêmios de Melhor Ator no Festival de Gramado, em 2009, com o filme ‘Em Teu Nome’, e de Melhor Ator no Festival de Cinema dos Sertões, em 2010, com o mesmo filme. Atualmente Leonardo Machado está no ar com a série ‘Se eu fechar os olhos agora’, com direção de Carlos Manga Jr., que pode ser vista no NOW. Deixamos as nossas mais sinceras condolências à família e a todos amigos por essa inestimável perda.”
Natural de Porto Alegre, na adolescência o ator mudou-se para uma estância no Mato Grosso, onde trabalhou no campo. Aos 18 anos voltou a Porto Alegre, onde chegou a atuar como goleiro nas categorias de base do Internacional, apesar de ser gremista.
Matriculou-se em um curso de teatro a convite de uma amiga e acabou se apaixonando pela profissão de ator, onde teve como mestre Zé Adão Barbosa. Depois morou por alguns anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se especializou.
Leonardo tem mais três trabalhos inéditos. O último longa-metragem, “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, com direção de Tabajara Ruas, rodado em 2017, está a menos de um mês da estreia nacional, em 25 de outubro deste ano. Protagonista, teve a atuação muito elogiada por todos que já viram o trabalho. No longa-metragem “Legalidade”, com direção de Zeca Brito, gravado em 2017, interpreta de forma brilhante o político Leonel Brizola. Também estreia ainda este ano a série documental “Sonho Americano”, com direção de Paulo Nascimento, no canal Travel Box Brazil.
Além de ator, Leonardo se aventurou em outras áreas no audiovisual. Em 2011 co-dirigiu sua primeira série, “Fim do Mundo” e em 2012 iniciou a carreira de produtor nos longas “A Oeste do Fim do Mundo”, “A Superfície da Sombra”, com direção de Paulo Nascimento; nos curtas “Abelardo” e “Gotas de Fumaça” com direção de Ane Siderman. Ele também escreveu o roteiro de uma série para televisão, que já foi contemplada com um prêmio e será rodada em breve.