Ícone do site Jornal O Sul

Morre Ivo Nesralla, o médico que fez o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul

Aos 82 anos, Ivo Nesralla sofreu uma parada cardíaca. (Foto: Reprodução/Youtube)

O cardiologista, cirurgião e professor Ivo Nesralla morreu na manhã desta quarta-feira (16), aos 82 anos, em Porto Alegre. Ele sofreu uma parada cardíaca na sua residência, foi socorrido por familiares e chegou a ser levado por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao setor de emergência do Hospital Moinhos de Vento, mas não resistiu.

“O Hospital Moinhos de Vento comunica o falecimento do Dr. Ivo Abrahão Nesralla, às 10h30min desta quarta-feira, em decorrência de uma parada cardíaca. Aos 82 anos, ele estava em casa, foi socorrido pela família e pelo Samu, que conduziu o cirurgião cardiovascular até a emergência do Hospital Moinhos de Vento”, informou a instituição de saúde em boletim.

Em 1970, ele fez a primeira operação de ponte de safena no Rio Grande do Sul.  Em 1973, empregou, pela primeira vez no País, a técnica da hipotermia profunda para cirurgias cardíacas. Em 1984, realizou o primeiro transplante de coração no Estado. Em 1999, implantou o primeiro coração artificial na América Latina. Em 2000, realizou a primeira cirurgia robótica cardíaca da América Latina.

O cirurgião cardiovascular deixa a mulher, Paulita, os filhos Ivo, Carlos e Paula, também cirurgiã cardíaca, e netos. Nesralla foi professor titular de cirurgia cardíaca da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e presidente do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia.

“A Direção da Fundação Universitária de Cardiologia cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do ilustre cirurgião cardíaco, professor e ex-presidente da Instituição, Dr. Ivo Nesralla. O seu espírito pioneiro reacendeu a cirurgia de transplante de coração em nosso País e sua liderança foi fundamental para cumprirmos a nossa missão de assistência, ensino e pesquisa”, afirmou, em nota, a instituição.

Sair da versão mobile