Ícone do site Jornal O Sul

Morre Zito, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro

Zito e Pelé: parceiros no Santos e na Seleção. (Foto: reprodução)

José Eli de Miranda, o Zito, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, morreu na noite desse domingo, aos 82 anos. O meio-campista foi o grande líder da era dourada do Santos de Pelé, nos anos 1950 e 1960, além de ser bicampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962.

A informação foi confirmada pelo próprio Santos Futebol Clube, que decretou luto oficial de sete dias. O velório e enterro serão na manhã desta segunda-feira, entre as 8h e 11h, no Memorial da cidade praiana, e o corpo do ex-jogador será encaminhado posteriormente à cidade de Roseira, no interior paulista, onde ele nasceu. Zito sofria de mal de Alzheimer há algum tempo. Em julho do ano passado, deu entrada no Hospital Santa Casa de Santos e passou um pouco mais de um mês internado. Contudo, passou a ter cuidados diários em casa, recebendo alta apenas em agosto. Nos últimos meses, o bicampeão mundial estava sob cuidados médicos.

Carreira brilhante

Zito, que atuava como volante, foi um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Com o Santos, venceu nove Campeonatos Paulistas, quatro Brasileiros (na época, Taça Brasil), duas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes e quatro Torneios Rio-São Paulo. Já pela Seleção, fez parte da era de ouro, se consagrando bicampeão do mundo nas Copas de 1958, na Suécia; e 1962, no Chile. (Diego Garcia e Fellipe Camargo/ESPN)

 

Sair da versão mobile