Ícone do site Jornal O Sul

Motoristas de Porto Alegre poderão ser multados com base nas imagens das câmeras de monitoramento

“Muitos motoristas somente respeitam as leis de trânsito na presença dos agentes de fiscalização”, afirma o diretor-presidente da EPTC. (Foto: Joel Vargas/EPTC)

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) projeta, para a próxima semana, o começo das ações que possibilitarão a autuação dos infratores de trânsito por meio das imagens das câmeras de monitoramento da circulação em Porto Alegre. Essas autuações se tornaram possíveis pela recente publicação da Resolução 532/2015, que altera a Resolução 471/2013, expedida plo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Anteriormente, conforme a Resolução 471/2013 do Contran, a fiscalização somente poderia ser realizada nas estradas e rodovias. Agora, com a nova resolução, este procedimento foi estendido para todas as vias, contanto que haja a disposição de sinalização indicativa de fiscalização.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, explica a medida. “Muitos motoristas somente respeitam as leis de trânsito na presença dos agentes de fiscalização. Fora isto, cometem uma série de infrações, com graves riscos à segurança dos demais condutores e dos pedestres. Esta decisão do Contran, de também liberar autuações pelas câmeras de monitoramento, busca reduzir a acidentalidade, aliada às permanentes ações de educação para o trânsito na cidade”, afirmou.

Educação

A agenda desta semana da Coordenação de Educação para a Mobilidade da EPTC marca, entre outras atividades, ações de conscientização para um trânsito mais seguro envolvendo motoristas e usuários do transporte coletivo, motociclistas, ciclistas e pedestres na cidade. “Nas abordagens procuramos alertar as pessoas sobre a importância de utilizar o espaço público de forma harmônica, para evitar situações de risco”, declarou Juranês Castro, da equipe de educação da EPTC.

As ações aconteceram nesta segunda-feira (22), das 9h às 10h, no corredor de ônibus da Osvaldo Aranha, junto ao HPS (Hospital de Pronto Socorro), envolvendo condutores e usuários de transporte coletivo; nesta terça-feira, ocorrerão das 9h às 10h, na rua General Câmara, com motociclistas; quinta-feira, das 14h às 15h, na avenida Ipiranga com a avenida Borges de Medeiros, com ciclistas. Por fim, na sexta-feira, das 9h às 10h, no Terminal Triângulo, com pedestres.

Prêmio

As inscrições para o 8º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito seguem abertas e podem ser feitas até 17 de agosto, na avenida Erico Verissimo, número 100. A premiação tem o objetivo de incentivar iniciativas para circulação mais segura na capital gaúcha. (PMPA)

Sair da versão mobile