A movimentação nos principais aeroportos do Brasil poderá cair até 20% durante a época de festas de fim de ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A Secretaria de Aviação Civil projeta uma movimentação de 16 milhões de passageiros durante a Operação Fim de Ano, que começou no dia 10 deste mês e seguirá até 10 de janeiro.
No ano passado, entre os dias 15 de dezembro e 10 de janeiro, cerca de 20 milhões de pessoas passaram pelos 15 maiores terminais do País. A demanda por transporte aéreo no Brasil vem caindo no segundo semestre do ano e teve uma redução de 5,7% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas). A entidade avalia que, apesar da retração da procura, a estratégia das empresas é praticar preços mais atrativos e, com isso, ao menos fechar o ano de 2015 com o mesmo volume de operações de 2014.
A estimativa é que o pico de movimentação seja no dia 4 de janeiro, quando cerca de 648 mil passageiros devem passar pelos principais aeroportos brasileiros.
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) aumentará as equipes de apoio. As companhias TAM, Gol, Azul e Avianca se comprometeram a não vender bilhetes além da capacidade dos aviões e reforçar o pessoal de segurança, rampa e atendimento, tripulantes, suprimentos, operações e manutenção. (ABr)
