Ícone do site Jornal O Sul

Movimento que prega a origem alienígena da Terra propõe ao governo português construir uma embaixada para receber extraterrestres

Orçado em 40 milhões de dólares, projeto apresentado ao governo português foi assinado pelo arquiteto Marco Antunes. (Foto: Reprodução)

O movimento raeliano – grupo que diz acreditar que a vida na Terra foi criada por seres de outro planeta – fez um pedido formal ao governo de Portugal para que seja construída uma embaixada para extraterrestres no país.

O espaço serviria não somente como representação diplomática, mas para pouso de naves espaciais. Na área total de 4 mil metros quadrados haveria ainda um amplo gramado, piscina, sala de reunião e alojamento para os visitantes intergalácticos descansarem.

Orçado em 40 milhões de dólares (cerca de 130 milhões de reais), o projeto foi assinado pelo arquiteto português Marco Antunes. O profissional diz que, apesar de ter dado palpites na obra, os aspectos fundamentais teriam sido transmitidos por um arquiteto alienígena em contatos anteriores com membros do grupo.

A grande estrutura circular do edifício lembra as esferas encontradas em lavouras em diversas partes do mundo. “Sabemos que muitas dessas esferas são falsas, mas algumas são genuínas”, garante o arquiteto, que usou o “estudo prévio” e a forma proposta por um outro arquiteto do movimento nos anos 1990. Ou seja: o projeto não é novo, mas andava parado.

Os raelianos queriam mesmo construir a embaixada em Israel, mas diante da negativa do país, resolveram promover o edifício e cogitar sua implantação em outros lugares. Além do complexo especialmente desenhado para as necessidades alienígenas, a embaixada tem outros requisitos, como estar instalada em um país de clima ameno e que respeite os direitos humanos, ter uma zona de exclusão aérea, além de ser afastada do monitoramento direto de radares. Portanto, o bairro do Restelo, zona nobre de Lisboa onde estão situadas boa parte das embaixadas no país, já teria de ficar de fora.

Além disso, o grupo não abre mão de um traço comum a esse tipo de representação: inviolabilidade diplomática. “O problema não é dinheiro. Isso o movimento raeliano pode arrecadar. O que gostaríamos é do reconhecimento desse espaço como uma embaixada, com o direito de extraterritorialidade”, explica o espanhol David Uzal, coordenador da iniciativa em Portugal. “Poderíamos comprar um terreno grande em algum país, mas queremos que a embaixada tenha o status reconhecido pelo governo.”

O grupo ainda não definiu que área de Portugal seria mais indicada, mas Antunes palpita que o Alentejo, devido à geografia, seria uma boa opção. Além dos benefícios para a salvação do planeta, os raelianos dizem que a embaixada poderia ajudar a cambaleante economia portuguesa. A construção, ao seu ver, traria investimentos diretos e atrairia raelianos abastados de várias partes do mundo.

Crenças.

Fundado na década de 1970 pelo ex-jornalista francês Claude Vorilhon, que desde então adotou o nome Rael, o movimento raeliano afirma que a vida na Terra não surgiu espontaneamente, mas por meio do chamado design inteligente, usando o DNA de um povo extraterrestre, os Elohim. Estima-se que o movimento tenha pouco mais de 70 mil adeptos no mundo todo.

Os ETs teriam entrado em contato com alguns profetas ao longo dos séculos – entre eles Maomé e Jesus Cristo – e passado mensagens, dando sinais de seu retorno. Mas, para esse retorno ocorrer, os extraterrestres teriam exigido demonstração de que os humanos realmente querem o contato. E é aí que entra a embaixada. “O ideal é que fosse em Israel, pela ligação que os Elohim têm com o povo judeu e pela importância daquele local para várias religiões, mas eles já negaram o pedido”, explica Uzal. O objetivo é ter a embaixada pronta para o retorno dos ETs previsto para 2035. Além de Portugal, outros países devem ser contatados.

O Brasil está na lista e foi destacado, segundo os raelianos, pela pluralidade religiosa. Há mais de uma década, eles chegaram a conversar com o governo brasileiro sobre o assunto, mas as negociações não avançaram. (Folhapress)

Sair da versão mobile