Ícone do site Jornal O Sul

MTST protesta contra bilionários em shopping frequentado por Janja no Rio

Puxado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, o ato pediu a "taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets". (Foto: Reprodução)

Frequentado pela primeira-dama Janja durante viagens ao Rio de Janeiro, o Shopping Leblon virou alvo, nessa quarta-feira (9), de um protesto pela taxação de ricos como os que frequentam o badalado centro de compras carioca.

Puxado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), o ato pediu a “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”. O grupo de militantes circulou pelas galerias do shopping exibindo cartazes e entoando gritos de protesto contra os ricos.

Na última sexta-feira (4), conforme a coluna Radar, da revista Veja, a primeira-dama Janja circulou por algumas lojas do espaço para fazer compras.

A campanha dos militantes segue a estratégia deflagrada pelo governo na esteira da defesa do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato foi derrubado pelo Congresso Nacional, mas o governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter a medida.

MTST

O MTST foi fundado em 1997, como uma versão urbana do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e declara que seu objetivo central é a luta pelo respeito ao direito constitucional de moradia.

Este movimento social protesta contra a desigualdade habitacional nas grandes cidades, onde poucas pessoas possuem mais de um imóvel enquanto muitas estão sem teto. Por isso, eles pedem por uma Reforma Urbana.

As ações do MTST consistem em ocupar imóveis que se encontram em situação de irregularidade, com o intuito de mobilizar e pressionar as autoridades pela desapropriação desses imóveis (a desapropriação ocorre quando a Justiça considera que uma propriedade de terra está irregular e, por isso, o proprietário perde a o direito de propriedade sobre a terra).

Frequentemente essas duas siglas (MTST e MST) são usadas como sinônimos ou são atribuídas características de um movimento ao outro. De fato estes são dois movimentos sociais com diversos pontos em comum, mas não são a mesma coisa.

De certa forma, ambos são movimentos por moradia, mas um luta por terra e outro luta por casa. Conforme mencionamos anteriormente, o MTST pode ser entendido como uma vertente urbana do MST, que como o o próprio nome indica, é formado por trabalhadores do campo que não possuem terra para habitar e cultivar.

Este movimento social considera injusta a desigualdade de terra que existe no campo, na qual poucas pessoas possuem grandes propriedades enquanto muitas outras não têm acesso à terra. Por isso, o MST luta pela Reforma Agrária, ou seja, por uma distribuição mais igualitária da terra. (Com informações da revista Veja)

Sair da versão mobile