Ícone do site Jornal O Sul

Mulher com câncer de pele coloca na internet fotos em alerta sobre os perigos do bronzeamento artificial

Judy Cloud após e antes da última cirurgia. (Crédito: Reprodução)

A americana Judy Cloud, 49 anos, luta contra o câncer de pele há 20 anos, resultado de sessões de bronzeamento artificial e sol sem proteção na juventude. Para ajudar a conscientizar outras pessoas, ela decidiu divulgar fotos do tratamento.

“É frustrante para mim quando eu vejo as pessoas – tanto os adolescentes, adultos jovens ou até mesmo mulheres da minha idade – que continuam a se bronzear o ano inteiro. Eu sei o que eles estão fazendo a si mesmos. Muitas pessoas têm a sensação de que são invencíveis e isso não vai acontecer com elas. Mas pode acontecer”, disse.

O médico de Judy retirou 23 manchas durante a sua mais recente cirurgia. Ela tem carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele. Judy é grata por nunca ter tido melanoma, o mais mortal tipo de câncer de pele. Mas ela está empenhada em alertar os outros sobre os riscos.

Ela usou camas de bronzeamento por 20 anos, uma vez por semana antes das férias para ter um “bronzeado base”. A primeira mancha suspeita apareceu em 1995, e desde então passou por cirurgias para se livrar de manchas no rosto, peito, ombros, braços e pernas.

Sair da versão mobile