Uma dona de casa foi vítima de um golpe virtual. Ela comprou dois celulares pela internet. Pagou 1,6 mil reais por eles. Porém, recebeu em casa apenas um e mais um monte de pedras. Um especialista em direito do consumidor dá dicas para evitar que isso aconteça. Cássia Lopes recebeu o pacote das compras em casa e em menos de uma semana. Dentro dele havia apenas pedras. “Quando eu abri a caixa, já vi que estava saindo terra. Achei estranho. Vi que o plástico estava meio rasgado. Só tinha só o fone, carregador e duas pedras onde deveria estar o celular maior. O outro celular estava na caixa”, disse a consumidora.
Embalagem violada.
Ela conta que percebeu violação na embalagem. “Como a transportadora que me entregou fica perto, a primeira coisa que eu fiz foi ir até lá para ver o que eles iriam me falar a respeito. Me indicaram que eu ligasse para a empresa onde comprei, para ver o que iriam fazer. Cheguei em casa e já liguei. Tomei todas as providências e agora estou aguardando. Eles me falaram que iriam me ressarcir e que eu poderia escolher receber de volta o valor pago ou a mercadoria que pedi.”
Cuidados.
O especialista em direito do consumidor Fábio Sbampato explica que comprar pela internet exige cuidados antes e depois da confirmação do pedido. Em caso de qualquer problema, como o ocorrido com Cássia, a responsabilidade é da empresa em que o cliente fez a compra. “Em um caso como este, que se caracteriza crime de estelionato, a pessoa faz o boletim de ocorrência, além de um registro da situação através de fotos ou vídeos.”
Ainda segundo o especialista, quando o caso não se caracteriza como crime, o cliente também pode desistir da compra em sete dias. Segundo ele, alguns cuidados podem evitar problemas. “É importante o consumidor sempre buscar fazer essas compras on-line em sites idôneos, que são comumente utilizados. Caso não seja um site comum, que faça uma pesquisa sobre ele para saber se existe alguma reclamação antes de realizar a compra.”
Ressarcimento do prejuízo.
A consumidora prejudicada diz que já comprou muito pela internet e que nunca imaginou que aconteceria algo assim. “A maioria dos móveis, o televisor, quase tudo em casa foi comprado pela internet e nunca tivemos nenhum problema. Já vi acontecer, mas nunca pensei que fosse acontecer comigo”, desabafou. Cássia destacou que a empresa que vendeu os celulares se dispôs a ressarcir seu prejuízo. O caso aconteceu em Minas Gerais. (AG)
