Ícone do site Jornal O Sul

Mulher doente recusa transplantes para poder cumprir lista de desejos

A jovem Channan Petrides sofre de fibrose cística. (Foto: Reprodução)

A jovem Channan Petrides, que sofre de fibrose cística, decidiu sair da lista de transplantes de coração e pulmões a fim de cumprir sua lista de desejos. Aos 22 anos, ela ouviu dos médicos que ela poderia morrer na mesa de cirurgia, ou que seus  novos órgãos poderiam entrar em colapso em seis meses. Então, com um ano de vida dado pelos médicos, resolveu abrir mão dos transplantes.

“Eu sei que assumi um grande risco, mas agora quero curtir o tempo que tenho, em vez de esperar uma ligação que pode nunca vir”, disse a jovem ao jornal inglês “Mirror”. “Ninguém pode garantir que os transplantes dariam certo e eu poderia não conseguir fazer tudo da minha lista por causa do risco de infecção”, acrescentou.

Lista de desejos dela fez sucesso na internet. (Foto: Reprodução)

A inglesa de Essex contou como a doença começou a se manifestar: “Eu era uma criança normal. Amava esporte. Quando cresci, saía com amigos, ia a festivais, fazia coisas típicas de adolescente. Terminei um namoro quando tinha 19 anos e o estresse me fez perder peso. Desde então, comecei a desenvolver infecções no peito, tive pneumonia e gripe suína”.

Em dezembro do ano passado, Channan publicou no Facebook sua lista de desejos. A postagem bombou, sendo compartilhada mais de 35 mil vezes. Entre as vontades já realizadas da inglesa estão: passear de balão, ver um pinguim, dar uma volta de helicóptero, tornar-se viral, fazer um safári e alimentar um leão, ir a um jogo do West Ham (da primeira divisão da Inglaterra) e passar um fim de semana em um spa.

A fibrose cística é uma condição genética que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o intestino. As secreções nessas regiões se acumulam com mais facilidade, ficam mais espessas, e isso aumenta o risco de infecções. Pacientes com a doença vivem, geralmente, até 40 anos, mas no caso da inglesa o estado de saúde começou a se deteriorar a partir de 19 anos.  (AG)

Sair da versão mobile