Ícone do site Jornal O Sul

Mulher é baleada por ex-companheiro dentro de loja em São Leopoldo

Os repasses serão iniciados a partir da 11ª parcela deste ano. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Leopoldo)

Uma mulher foi baleada dentro de uma loja, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta quarta-feira (07). De acordo com informações da Polícia Civil, o principal suspeito de ter cometido o crime é o ex-companheiro da vítima, que ainda não foi localizado. A tentativa de feminicídio ocorreu no local de trabalho dela e taxistas a levaram para o Hospital Centenário.

O disparo atingiu o rosto da vítima e ela foi submetida a uma cirurgia. Conforme a assessoria de Comunicação da instituição de saúde, o procedimento terminou por volta das 16h e a vítima está em estado grave. A identidade de ambos não foi divulgadas. Informações preliminares indicam que, após efetuar o disparo, o homem roubou um veículo Renault Logan e fez o motorista de refém.

O casal teria mantido relacionamento durante dois anos, porém estavam separados a cerca de três meses. A vítima registrou, apenas na última semana, três ocorrências contra o rapaz, sendo elas nos dias 2, 3 e 5 de agosto.

Violência contra a mulher

Há exatos 13 anos, era sancionada a lei Maria da Penha, que tornou crime agressões como a citada. De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, comparando o período de janeiro/junho 2018 e 2019, houve uma diminuição no número de feminicídios consumados, de 55 para 43 ocorrências registradas. Apesar da baixa, os números de registros assusta. Só nos primeiros seis meses de 2019, foram 18.710 ameaças e 10.635 ocorrências de lesão corporal.

O agressor pode ser condenado a três anos de reclusão, sendo que a pena é aumentada em um terço caso o crime seja praticado contra uma pessoa portadora de deficiência.

Sair da versão mobile