Ícone do site Jornal O Sul

Mulher que pesa 18 quilos faz campanha na internet para se recuperar da anorexia

Rachael foi diagnosticada com anorexia há cerca de 10 anos. (Foto: Reprodução)

Quem via a atriz Rachael Farrokh, de 37 anos, durante o período mais grave da anorexia não a reconhecia. No auge do desespero, a americana publicou um vídeo na internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para se tratar. Agora, o principal objetivo da atriz é usar sua história para ajudar outras pessoas que sofrem com transtornos alimentares.

Atriz quer usar sua história para ajudar outras pessoas com a doença. (Foto: Reprodução)

Pesando apenas 22 quilos, Rachael teve falência do fígado, insuficiência renal e parada cardíaca devido ao baixo peso. A campanha conseguiu arrecadar 200 mil dólares. Após passar por hospitais em Denver e na Califórnia, ambos nos Estados Unidos, ela foi para uma clínica em Portugal, onde finalmente o tratamento mostrou resultados.

Embora Rachael ainda esteja frágil e tenha dificuldade para ficar em pé ou caminhar sozinha, já ganhou peso e teve uma rápida recuperação mental. De acordo com seu médico, ela tem feito caminhadas de 15 minutos ao longo do dia para fortalecer os músculos das pernas e melhorar o equilíbrio.

Agora, a atriz quer usar sua influência e sua história para ajudar outras pessoas com a doença. Com a permissão dos médicos, viajou para Washington, nos Estados Unidos, para participar da Segunda Marcha Anual contra Transtornos Alimentares. O grupo busca pressionar o governo para a aprovação de um abrangente projeto de lei chamado Anna Westin Act, que busca treinar profissionais de saúde e professores para identificar transtornos alimentares e incluir estes distúrbios nas leis de saúde mental.

“Estou animada em relação à vida, recuperei a clareza e a força da minha mente e quero ajudar outras pessoas na mesma situação”, escreveu Rachael em sua página no Facebook.

Anorexia nervosa.

A anorexia é um transtorno alimentar grave que tem como característica a busca pelo emagrecimento a qualquer custo. Em geral, o problema é diagnosticado em pacientes do sexo feminino, com idade entre 15 e 19 anos.

 

Sair da versão mobile