Ícone do site Jornal O Sul

Mulheres protestaram no Alabama contra a lei que condena o aborto

Mulheres se manifestaram em frente à Corte do Alabama. (Foto: Reprodução)

Defensores dos direitos da mulher realizaram no domingo (19) protestos em várias cidades do estado do Alabama, no Sudeste dos Estados Unidos, contra uma lei que condena o aborto como homicídio e cujos autores buscam forçar uma mudança de jurisprudência a nível nacional.

Desde a última quarta-feira (15), uma lei que proíbe o aborto passou a valer no Alabama, exceto em casos de risco de morte para a mãe mas sem ressalvas para vítimas de incesto ou estupro. A medida entra em vigor em novembro, mas pode vir a ser bloqueada por um juiz antes.

“Vamos voltar à época quando as mulheres praticavam os abortos elas mesmas”, disse Maralyn Mosley, de 81 anos, ao jornal local Montgomery Advertiser. Ela praticou o aborto aos 13 quando ainda era ilegal, após ser violentada por um tio.

“Vamos voltar às agulhas de tricô e aos úteros perfurados. Vamos voltar a quando as mulheres morriam sangrando”, comentou.

A lei, que se refere ao feto como uma “criança não nascida”, determina entre dez e 99 anos de prisão para o médico que pratique o aborto, porque considera esse ato como um homicídio. Por outro lado, não estipula pena para a mãe, mas, devido a essa brecha na lei, ela pode ser considerada cúmplice do crime.

A elaboração da lei faz parte de uma ofensiva republicana que busca levar a discussão do aborto à Suprema Corte. Eles esperam que os magistrados, que agora são de maioria conservadora, revertam a legalidade do aborto a nível nacional.

Em 1973, uma decisão conhecida como “Roe vs. Wade” permitiu o aborto em todo o país até que o feto esteja formado, por volta das 24 semanas da gravidez.

Também na última semana, o Missouri tornou ilegal o aborto a partir de oito semanas. Outros seis Estados — Georgia, Ohio, Mississippi, Kentucky, Iowa e Dakota do Norte — promulgaram leis que proíbem essa ação a partir do momento que se detecta um batimento cardíaco, por volta das seis semanas. Nenhuma medida entrou em vigor.

No sábado (18), o presidente Donald Trump se posicionou sobre o tema e afirmou que, apesar de ser “decididamente pró-vida”, está de acordo com o aborto em “três exceções — estupro, incesto e para proteger a vida da mãe”, publicou ele em uma rede social.

Apenas votos de homens

A lei foi aprovada com os votos de 25 senadores, todos eles homens, brancos e membros do Partido Republicano. A casa tem 35 assentos, dos quais apenas quatro são ocupadas por mulheres.

Democratas e defensores do direito ao aborto dizem que a medida do Alabama levaria o procedimento para o subsolo, pondo em perigo a vida de mulheres e meninas e afetando de modo desproporcional as cidadãs pobres e de minorias.

“Queremos que os abortos sejam seguros, e queremos que sejam poucos, mas deve ser legalizado, porque haverá abortos”, disse a senadora democrata Linda Coleman-Madison, uma das quatro mulheres no Senado de 35 membros.  “As pessoas que têm meios irão para outros Estados”, acrescentou ela. “Nem todo mundo pode pagar por isso.”

Sair da versão mobile