Ícone do site Jornal O Sul

Município de Itaqui adere à Balada Segura

Agentes de trânsito de Itaqui participaram de treinamento no Detran-RS. (Foto: Divulgação/Detran-RS)

Agentes de trânsito de Itaqui participaram, nessa terça-feira, de um treinamento no Detran-RS para a operacionalização das blitze da Balada Segura. O município aderiu ao programa, que já conta com uma rede de 28 cidades em todo o Estado. Os agentes também receberam o material (tenda, balão, mesa, cadeiras etc) que identifica a operação. Na segunda-feira, ocorreu a capacitação para uso do TEM (Talonário Eletrônico de Multas).

Iniciada em Porto Alegre, em 4 de fevereiro de 2011, a Balada Segura completa cinco anos em 2016. A política pública envolve Detran-RS, Brigada Militar, Polícia Civil e prefeituras de 28 municípios que aderiram ao programa no decorrer dos anos. As blitze de fiscalização da Balada Segura tem enfoque na embriaguez e, diferentemente das blitze de trânsito comuns, todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o teste do etilômetro.

Nesses quase cinco anos de operação, a Balada Segura já registra mais de 3 mil blitze e cerca de 200 mil abordagens. Até o final de setembro deste ano, foram 72,4 mil autuações, 19 mil CNHs e 11,4 mil veículos irregulares recolhidos. Agentes e brigadianos que atuam na Balada Segura aplicaram 173,5 mil testes de etilômetro e flagraram mais de 6 mil condutores sob o efeito de álcool e outros 12 mil potencialmente alcoolizados, que se recusaram a fazer o teste, sendo enquadrados no mesmo artigo 165 (embriaguez) do Código de Trânsito Brasileiro.

A Balada Segura tem sido apontada como uma das ações que contribui para a redução da acidentalidade no Estado. Números parciais apontam redução de 17% no número de acidentes em 2015 (até novembro), em relação ao mesmo período do ano passado. (GOVRS)

Sair da versão mobile