Ao menos oito municípios gaúchos já decretaram situação de emergência devido a eventos climáticos, especialmente chuvas intensas e temporais, que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana. São eles: Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles e Cândido Godói.
Ao todo, 25 localidades, todas das regiões Norte e Noroeste, registraram algum tipo de dano. As mais atingidas, com pessoas fora de casa, estão na Fronteira Oeste: Quaraí, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Santana do Livramento e São Borja. Sendo que os municípios de Uruguaiana e Quaraí sinalizaram com a possibilidade de decretação de emergência.
No final da tarde dessa quarta-feira, subiu para 28 o número de municípios com registro de danos em decorrência das chuvas no RS. O número de famílias que precisaram sair de suas casas na Fronteira Oeste também aumentou devido à cheia dos rios Uruguai e Quaraí. Na última medição, o Uruguai estava com 10,78 metros, na localidade de Itaqui, e o Quaraí registrava a marca de 14 metros. Ao todo, 1.141 famílias foram atingidas. Destas, 980 foram desalojadas (instaladas na casa de parentes ou amigos) e 61, desabrigadas (que foram levadas para abrigos públicos). A Defesa Civil gaúcha continua monitorando avisos e alertas nos municípios, bem como prestando suporte aos atingidos. (Léa Aragón/Defesa Civil-RS)
