Ícone do site Jornal O Sul

Na propaganda do PMDB, um terço dos políticos é parente de cacique

Ex-senador e ex-governador Jader Barbalho (PA) foi quem mais emplacou pessoas próximas. (Foto: Valter Campanato/ABr)

Um terço dos 54 políticos que aparecem no vídeo do PMDB que foi ao ar em rede nacional nessa quinta-feira é de parentes de caciques da sigla. O ex-senador e ex-governador Jader Barbalho (PA) – que não aparece na peça – é o que mais emplacou pessoas próximas: o filho, ministro Helder Barbalho (Pesca), a mulher, deputada Simone Morgado (PMDB-PA), a ex-mulher, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), e o primo, deputado José Priante (PMDB-PA).

Ao todo, 17 dos 54 peemedebistas que aparecem na propaganda são parentes de figuras influentes do partido. Há sete filhos, cinco mulheres, duas ex-mulheres, um irmão, um sobrinho e um primo. A maioria é de deputados federais (são 12), porém há ainda uma senadora (Sandra Braga, mulher do ministro Eduardo Braga, de Minas e Energia), uma prefeita (Tereza Surita, ex-mulher do senador Romero Jucá, de Roraima), um governador (Renan Filho, filho do presidente do Senado, Renan Calheiros) e um ministro (Helder Barbalho, da Pesca).

Uma das duas pessoas sem cargo eletivo ou no Executivo que estão no vídeo, a presidente do PMDB Mulher, Ericka Filippelli, é mulher do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Tadeu Filippelli, aliado do vice-presidente Michel Temer. Além de Ericka, o único que não possui cargo no Congresso ou no governo é o ex-ministro Moreira Franco, atual presidente do Instituto Ulysses Guimarães. Fora parentes, cônjuges e ex-cônjuges, há casos de apadrinhados políticos, como o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, principal herdeiro político do deputado federal e ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que também não aparece no vídeo.

Patrocinadores

Há casos em que os parentes ocupam cargos de maior destaque que seus patrocinadores. O líder da bancada do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), é filho do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB). O deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) é filho do ex-senador e ex-governador Maguito Vilela (PMDB-GO), atual prefeito de Aparecida de Goiânia. E o deputado Walter Alves (PMDB-RN) é filho do ex-presidente do Senado e ex-governador Garibaldi Alves (PMDB), hoje sem cargo. (Alexandre Aragão/Folhapress)

Sair da versão mobile