Ícone do site Jornal O Sul

Nadadora Etiene Medeiros é pega em exame antidoping e pode ficar fora da Olimpíada

Nadadora pernambucana tinha a substância proibida fenoterol em seu organismo. (Crédito: Reprodução)

A nadadora pernambucana Etiene Medeiros, 25 anos, classificada para representar o Brasil nos Jogos Rio 2016, teve resultado positivo em exame antidoping para a substância proibida fenoterol, informou a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem). De acordo com a entidade, o teste foi realizado na atleta, em 8 de maio, período fora de competições, e a contraprova confirmou o resultado positivo. A nadadora, agora, vai enfrentar um julgamento e, dependendo da punição, pode ficar fora da Olimpíada de agosto.

Substância usada no trato da asma estava no organismo da atleta. 

A substância encontrada na amostra de Etiene é usada na medicina como antiasmática, mas consta na lista de elementos proibidos no esporte, pois também pode ter um efeito estimulante. A atleta está entre as principais nadadoras do País, tendo alcançado o índice olímpico para as provas dos 50 metros e 100 metros estilo livre e 100 mestros costas, além de fazer parte do revezamento feminino do Brasil.

Apoio do clube. 

O clube da atleta, o Sesi de São Paulo, expressou seu apoio à Etiene. “A nadadora Etiene Medeiros é um dos orgulhos do Sesi-SP”, registrou o clube em nota. “Nós, da família Sesi-SP, estamos do lado da nossa atleta, e torcendo por nossa campeã, que irá nos representar nos Jogos Olímpicos do Rio e lutar por mais medalhas para o Brasil.”

 

 

Sair da versão mobile