Ícone do site Jornal O Sul

“Não sei se a Venezuela está dentro ou fora do Mercosul”, afirma o presidente da Argentina

Mauricio Macri fez a afirmação em entrevista coletiva. (Foto: Divulgação)

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, criticou publicamente a Venezuela mais uma vez. Em entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros realizada na sexta-feira, na residência presidencial de Olivos, ele afirmou que o governo de Nicolás Maduro não tem cumprido com os acordos do Mercosul.

“Não sei se [a Venezuela] está dentro ou fora do Mercosul”, disse Macri, ao comparar a situação política do Brasil com a do outro parceiro do bloco. De acordo com o mandatário, apesar da crise brasileira, o trabalho entre os dois países continua. “Diferente do caso da Venezuela”, acrescentou Macri.

Antes mesmo de sua posse, em dezembro do ano passado, Macri sugeriu a suspensão da Venezuela do Mercosul. Naquele mês, ele e a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, bateram boca na cúpula do bloco, em Assunção (Paraguai). Macri havia pedido a liberação de políticos presos pelo governo de Maduro, o que enfureceu Rodríguez. O líder argentino acabou recuando da ideia de suspender Caracas após conversas com o Brasil e depois de a oposição venezuelana conquistar a maioria no Assembleia Nacional. Agora, porém, o chefe de Estado afirmou estar ainda mais preocupado com o país. “As notícias que chegam são alarmantes. Há falta de remédios, alimentos e energia.” (Luciana Dyniewicz/Folhapress)

Sair da versão mobile