Ícone do site Jornal O Sul

Não tratem imigrantes como mercadoria, diz papa Francisco

Papa retornou de uma viagem a Cuba e aos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

O papa Francisco criticou nesse domingo o tratamento dispensado a imigrantes no mundo.

“É de fazer qualquer um chorar esse espetáculo dos dias de hoje em que seres humanos são tratados como mercadoria”, disse o pontífice durante discurso em Turim, no norte da Itália.

Desde que uma série de navio vindos da África naufragou perto da costa italiana, a Europa tem anunciado medidas que visam a dificultar o acesso de refugiados ao continente.

“Não se pode culpar imigrantes pelo aumento da competição [por empregos], porque eles são vítimas da injustiça, desta economia do descartável e das guerras”, declarou Francisco.

Essa não é a primeira vez que Francisco critica o tratamento dado a imigrantes. Em sua primeira viagem como pontífice, em 2013, foi à ilha de Lampedusa para homenagear africanos que morreram tentando atravessar o Mar Mediterrâneo.

Durante a visita deste domingo – sua primeira a Turim –, o papa também criticou a corrupção e a influência da máfia na Itália.

No momento de maior simbolismo religioso, Francisco ficou diante do Santo Sudário, lençol que teria envolto o corpo de Jesus Cristo e que está em exposição em Turim pela terceira vez em 17 anos.

Sair da versão mobile