Ícone do site Jornal O Sul

Tenista número 2 do mundo, Naomi Osaka é multada por não conceder entrevista em Roland Garros

Japonesa número 2 do mundo será obrigada a pagar cerca de R$ 75 mil por violar regras dos torneios Grand Slam. (Foto: Reprodução/Twitter/@WTA)

Apesar da vitória dentro de quadra neste domingo (30) pela estreia de Roland Garros, Naomi Osaka sofreu uma “derrota” nos bastidores. Isso porque a tenista número 2 do mundo foi punida com multa de 15 mil dólares, cerca de R$ 75 mil, por não conceder entrevista. Conforme regulamento dos torneios Grand Slam, todos os jogadores são obrigados a participar de coletivas de imprensa, se solicitados a fazê-lo.

“É sua própria escolha. Acho que ela é capaz de fazer suas próprias escolhas e, obviamente, ela sempre fará o que for melhor para ela. Acho que é isso que está acontecendo agora. É sua escolha de fazer o que ela sente que é melhor para ela”, comentou Patricia Tig, adversária de Naomi na derrota deste domingo.

A recusa nesses casos, conforme o regulamento, é passível de multas de até 20 mil dólares. Isso, é claro, não é grande coisa para Osaka, a atleta feminina que mais ganha no mundo graças a contratos de patrocínio no valor de dezenas de milhões de dólares anualmente.

Em comunicado, a organização do Grand Slam disse que Osaka foi “avisada” que “se ela continuar a ignorar suas obrigações com a mídia durante o torneio, ela estará se expondo a possíveis consequências de violação do Código de Conduta”.

Citando o livro de regras, a declaração observou que “sanções mais duras” de “violações repetidas” podem incluir inadimplência – ser desqualificado do torneio – e “o início de uma investigação de ofensa importante que pode levar a multas mais substanciais e futuras suspensões do Grand Slam”.

A multa no valor de 15 mil dólares virá do prêmio em dinheiro que Osaka receberá no próprio Grand Slam e foi anunciada em uma declaração conjunta do presidente da federação francesa de tênis, Gilles Moretton ,com chefes de outros “majors”.

Resposta em quadra

Em quadra, neste domingo, Naomi venceu a tenista número 63 do ranking da WTA, a romena Patricia Maria Tig, em 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6. A japonesa teve mais trabalho do que se imaginava e precisou ir para o tie break para ganhar o segundo set e o jogo.

As tenistas, aliás, protagonizaram alguns ralis que levantaram o pequeno — por causa das medidas de restrição impostas pela pandemia de covid-19 — público presente na quadra Philippe-Chatrier, em Paris (França).

Sair da versão mobile