Ícone do site Jornal O Sul

Nasa começa a implantar conexão de internet no espaço

Foi dado o passo inicial para se criar a primeira conexão de internet no espaço. (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de oferecer conexão de internet no mundo todo a partir da exploração do Sistema Solar, a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) adicionou a tecnologia de conectividade DTN, da Nasa (agência espacial americana), a seu kit de recursos de teleciência.

Mas você sabe o que é um DTN? O DTN (Delay/Disruption Tolerant Networking, ou Rede de tolerância a atraso, em tradução livre) é uma ferramenta de protocolo de rede feita para ser forte o suficiente para aguentar até as maiores interrupções de conectividade, como, por exemplo, quando um planeta inteiro ou uma estrela passa no meio de dois nódulos de rede.

Ele é empregado principalmente para estudos no espaço, já que muitos elementos podem atrapalhar uma conexão de qualidade fora da Terra.
No caso do modelo estudado pelas agências, será possível conectar vários pontos do Sistema Solar a partir do mesmo princípio projetado para enviar sinais diretamente do espaço para a Terra, a partir de satélites, repetidores de sinal e até mesmo equipamentos usados pelos próprios astronautas.
O DTN em si tem o poder de uma pequena estrela, e para criá-lo, a Nasa colaborou com o pesquisador Vint Cerf, que está otimista em relação à internet em escala de Sistema Solar. “Nossa experiência com o DTN na estação espacial foi importante para aplicações na Terra principalmente relacionadas às comunicações mobile. Em alguns casos, a bateria será um problema e os dispositivos podem ter que adiar a transmissão de dados até que a carga de bateria esteja adequada. Essas noções são relevantes para o campo de Internet das Coisas”, disse ele.

Transmissão via Facebook.

Em um feito inédito, o Facebook fez uma conexão entre a ISS e a Terra com uma conversa entre o fundador e CEO da rede social, Mark Zuckerberg, e os astronautas Tim Kopra e Jeff Williams, da Nasa, e Tim Peake, da ESA (agência espacial europeia).

O bate-papo, que durou cerca de 20 minutos, foi transmitido pela página oficial da Nasa no Facebook. Para promover a conversa, Zuckerberg fez uma postagem em sua página pessoal pedindo para que os internautas enviassem perguntas. O post recebeu milhares de comentários. Já a Nasa criou um evento especial na rede social para que todos os interessados fizessem perguntas para a conversa.

Sair da versão mobile