Ícone do site Jornal O Sul

“Nascemos de novo”, diz passageiro de avião que teve fogo em turbina em São Paulo

Avião da Latam teve problema na turbina quando ia decolar em Congonhas nesta quarta-feira (Foto: AG)

Passageiros que estava no voo da Latam que teve problemas ao tentar decolar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (22) disseram que o avião “rabeou” depois que a turbina do lado direito começou a pegar fogo. Eles destacaram que o piloto conseguiu controlar a aeronave na pista. “Foi uma eternidade até o avião parar”, afirmou o passageiro Wilson Pereira. “Nós nascemos de novo.”

Ele seguia para Belo Horizonte e disse que nunca pensou que passaria por uma situação assim. “Quando acelerou e que deu o estouro, o avião começou a rabear”, disse Pereira. “Eu pensei que fosse pneu estourado. O pessoal falando que tinha pegado fogo na turbina.”

Segundo o passageiro, ao explicar o que tinha acontecido o piloto estava com a voz muito trêmula. “Vimos nossa vida por cinco segundos. Se tivesse mais em velocidade não pararia, não daria mais tempo. Foram cinco segundos que salvaram a gente. Liguei para a minha filha e ela começou a chorar do outro lado.”

A passageira Cristina Guerreiro disse que algumas pessoas entraram em pânico durante o incidente. “Uma moça começou a chorar, mas logo se acalmou. Ficamos um longo tempo esperando até chegarem os bombeiros e a ambulância e jogarem espuma na turbina.” A pedagoga Solange Monteiro agradeceu o fato de o piloto não ter feito o avião levantar voo. “Graças a Deus o avião não subiu”.

O problema aconteceu às 18h48min desta quarta-feira. O aeroporto chegou a ficar fechado para pousos e decolagens, mas foi reaberto às 20h07min. Todos os passageiros estão bem. Os bombeiros fizeram o procedimento de resfriamento do equipamento. A aeronave foi rebocada para os passageiros desembarcarem.

Segundo a Latam, o voo JJ3264 iria a Confins, Belo Horizonte, e decolaria às 17h40min. O princípio de incêndio ocorreu em uma das turbinas durante o procedimento de decolagem. A companhia ainda afirma que abriu um processo para investigar as causas do incidente e que dará “toda a assistência necessária” aos passageiros. (AG) 

Sair da versão mobile