Ícone do site Jornal O Sul

Nave russa em queda livre rumo à Terra deve se desintegrar na atmosfera nesta sexta-feira.

Nave russa M-27M que seguiria para a Estação Espacial Internacional apresentou problemas. Foto: Reprodução

A nave espacial não tripulada Progress M-27M, em queda livre desde que os operadores russos perderam o controle, se desintegrará nesta sexta-feira, 8 de maio, ao entrar na atmosfera, anunciou a agência espacial Roskosmos.

“Segundo os cálculos dos especialistas da Roskosmos, a desintegração acontecerá  entre 1h23min e 21h55min do horário de Moscou [Rússia]” (20h23min de Brasília em 7 de maio e 16h55min de 8 de maio), afirma um comunicado da agência. “A nave se desintegrará na íntegra ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta”, completa. Se existirem detritos, eles provavelmente cairão nos oceanos.

No dia 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à ISS (Estação Espacial Internacional), a nave deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis, girando sem parar sobre o próprio eixo. O cargueiro levava três toneladas de suprimentos, incluindo combustível, oxigênio e alimentos, para os seis astronautas que estão a bordo da ISS.

A tripulação em órbita tem quatro meses de suprimentos já a bordo, e em dois meses o próximo reabastecimento deve chegar, de forma que nada deve mudar na rotina dos astronautas. (Folhapress)

Sair da versão mobile