Ícone do site Jornal O Sul

Milhões de norte-americanos se recolhem em casa enquanto a nevasca avança

A maioria das ocorrências aconteceu quando os motoristas perderam o controle de seus veículos por causa do gelo na pista. (Foto: Sgt. Roby Di Giovine/Divulgação)

Pelo menos dez pessoas morreram nas estradas da costa Leste dos Estados Unidos em acidentes relacionados com a forte tempestade de neve e vento que atingiram nesse sábado a região e que obrigaram a declaração do estado de emergência em nove Estados. As mortes foram ocasionadas por sinistros causados em razão do temporal em Carolina do Norte, Tennessee, Kentucky e Virgínia até a madrugada de sexta-feira, informaram os corpos policiais desses Estados. A maioria das ocorrências aconteceu quando os motoristas perderam o controle de seus veículos por causa do gelo na pista.

Além disso, 114 mil lares ficaram sem fornecimento de energia na Carolina do Norte, informou a companhia Duke Energy. Os cortes no serviço também se estenderam para Estados vizinhos, como Carolina do Sul, Kentucky, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental. O site de tráfego aéreo FlightAware informou que 3.097 voos domésticos ou com origem e destino no país foram cancelados na sexta-feira, além de 4.057 previstos para sábado e 1.010 para este domingo.

A costa Leste dos Estados Unidos começou a enfrentar na sexta-feira a grande tempestade Jonas, com ventos de até 96 quilômetros por hora e que deve durar pelo menos 36 horas. A prefeita de Washington, Muriel Bowser, advertiu que se trata de um evento “de vida ou morte”, que as autoridades estão encarando como um assunto “de segurança nacional”.

Sair da versão mobile