Se com 11 já é difícil, imagina com 10? A missão do Saint-Étienne foi quase impossível neste domingo (15). O tradicional clube francês recebeu o PSG no Geoffroy Guichard, pela 18ª rodada do Campeonato Francês, mas viu Aholou ser expulso ainda na primeira etapa e não escapou do destino da maioria dos adversários do time da capital. Foi vencido. E goleado. Com dois gols de Mbappé, o Paris impôs um 4 a 0 e ampliou sua vantagem na liderança do torneio. Neymar jogou bem, mas saiu de campo com um pênalti pedido.
Os 90 minutos
Com 62% de posse de bola e 22 finalizações, o PSG construiu uma goleada com tranquilidade. Paredes abriu o placar aos 8 minutos, em bela finalização de fora da área. O caminho se abriu ainda mais para os visitantes aos 24, quando Aholouo foi expulso depois de carrinho por trás em Paredes. Os visitantes foram para o intervalo com 2 a 0 depois que Mbappé recebeu belo passe de Neymar e finalizou na saída de Ruffier.
Na volta do intervalo, o Paris não diminuiu o ritmo. Trocou passes com espaço e chegava à área do Saint-Étienne sem muito esforço. A chance do terceiro veio aos 15 minutos, quando Neymar sofreu pênalti e foi para a cobrança. Mas parou na trave. Mas o gol não fez falta. O time de Thomas Tuchel ampliaria com Icardi, depois de cruzamento de Kurzawa, e Mbappé novamente, já no fim, em belo chute cruzado da direita: 4 a 0.
Neymar erra pênalti
Neymar teve mais uma boa atuação pelo PSG. Foi insistente. Se movimentou muito. Fez boas tabelas, jogadas de velocidade e finalizou quatro vezes, três com muito perigo, que foram defendidas por Ruffier. Deu uma assistência, sua quinta na temporada. Poderia ter feito seu oitavo gol. Mas ao cobrar um pênalti, sofrido por ele próprio, mandou no pé da trave esquerda de Ruffier.
Folga na ponta
O PSG chegou aos 42 pontos em 17 jogos e garantiu a liderança do Campeonato Francês no primeiro turno. Agora tem sete pontos de vantagem para o Olympique de Marselha, que empatou com o Metz e ainda tem um jogo a mais. O Saint-Étienne é o 11º, com 25 pontos. Na próxima rodada, o Paris recebe o Amiens, no sábado, dia 21. O Saint-Étienne visita o Strasbourg.
Festa pirotécnica
A torcida do Saint-Étienne não economizou na festa. Nem mesmo diante da goleada sofrida pelo seu time. Fez mosaico, exibiu bandeirão e usou muitos, muitos sinalizadores. Em duas arquibancadas diferentes, atrás dos dois gols. Chegou a interromper o jogo por um minuto na segunda etapa. No fim, após o quarto gol, a torcida pareceu ter lançado todos os fogos que estavam reservados para algum gol do time da casa, e o árbitro nem deu acréscimos. Com tanta fumaça em campo, encerrou o jogo.