Neymar já está com a seleção brasileira em Teresópolis. O craque do PSG foi o primeiro a descer de um dos helicópteros que pousaram na Granja Comary na manhã desta segunda-feira com outros três jogadores. Por volta do meio-dia, puxou uma fila com Douglas Costa, Thiago Silva e Renato Augusto. Eles se juntaram a Marquinhos, Filipe Luís, Fred, Fagner, Ederson e Gabriel Jesus, os primeiros convocados a chegarem ao centro de treinamento, em Teresópolis. Pouco depois, Danilo, Taison, Fernandinho, Willian, Pedro Geromel se juntaram ao grupo.
Cassio deve ser o 16º nome a se apresentar. Nesta terça-feira, mais quatro jogadores se reunirão ao restante do elenco: Alisson, Paulinho Miranda e Philippe Coutinho serão os últimos a se juntarem em eresópolis para essa primeira etapa de treinamentos para a Copa do Mundo da Rússia.
“É um sentimento de alegria, né? De que nosso trabalho foi bem feito também. Fomos selecionados para estar aqui representando nosso País. É uma honra estar aqui hoje na Granja para disputar uma Copa do Mundo. Só temos que continuar trabalhando e deixar a alegria rolar – disse o meia Fred.
Neymar, principal jogador do grupo, está em fase final de recuperação de uma cirurgia no quinto metatarso do pé direito. Ainda não há uma data exata para ele participar de todas as atividades com os companheiros, mas a previsão é que ele tenha condições de jogo no amistoso contra a Croácia, dia 3 de junho, em Liverpool. O primeiro treinamento com bola está previsto para quarta-feira. Até lá, os jogadores farão exames e ficarão na academia.
O lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, do Real Madrid, e o atacante Roberto Firmino, do Liverpool, se apresentarão na segunda-feira, dia 28, em Londres. No dia 26, eles disputarão a final da Liga dos Campeões, em Kiev. Já Tite e sua comissão técnica estão em Teresópolis desde domingo.
Premiação
Se antes o dinheiro só era depositado na conta de atletas e comissão técnica após avanços no torneio, agora a realidade aponta para um pagamento antes da Copa. Serão três etapas de premiações. A primeira, já estabelecida, será pela convocação para compor o grupo que vai à Rússia.
“Mudamos essa formatação. Cada atleta e membro da comissão técnica já será premiado pela convocação”, explicou o coordenador de seleções, Edu Gaspar. Posteriormente, não haverá “bicho” por classificações fase a fase, apenas em caso de vaga na grande final na Rússia.
“Depois, a gente só discute premiação em caso de chegada na final e título. Dividimos por três. Lembram do processo que existia antigamente? Classificou primeira fase, premia. Passou, premia. Não é a melhor forma de premiação. Chegar à semifinal e ser desclassificado e pagar não é justo. Mas eu acho justo ser premiado por convocação. E aí chega na final. Estando na decisão, teremos um prêmio. Em caso de título, mais um. São três etapas”, completou o coordenador.
