Ícone do site Jornal O Sul

Niki Lauda recebeu alta após um transplante pulmonar realizado em agosto

O tricampeão da Fórmula 1 terá que passar por uma reabilitação intensiva. (Foto: Reprodução)

Foram dois meses e meio de internação e um transplante de pulmão em um hospital em Viena, na Áustria. Mas Niki Lauda finalmente teve alta médica, nesta quarta-feira (24). Segundo um boletim oficial do hospital, o tricampeão da Fórmula 1 terá que passar por uma reabilitação intensiva, que deve durar muitas semanas.

“O estado de saúde do senhor Lauda é muito bom e estamos muito felizes de conseguir tirá-lo do hospital. Depois de um procedimento tão complexo, as dificuldades eram enormes, claro. Agora o foco é em uma extensiva e intensiva reabilitação, que pode levar algumas semanas. Creio que ele voltará a ter uma qualidade de vida muito boa, tenho muita confiança nisso”, afirmou ao “MotorSport.com” o responsável pela cirurgia, o doutor Walter Klepetko.

A Mercedes usou um perfil nas redes sociais para anunciar e celebrar a alta médica do austríaco.

“Dois meses e meio após um transplante de pulmão, temos o prazer de ouvir que nosso Chairman e amigo, Niki Lauda, deixou o hospital em Viena. Niki começará uma fase de reabilitação intensiva em sua caminhada rumo à recuperação. Mal podemos esperar para tê-lo de volta, Niki.”

Mesmo liberado da internação, Lauda ainda continua sendo acompanhado pela equipe de transplantes do hospital AKH e da Universidade de Medicina de Viena. Durante o tratamento, o chefe do setor de pneumologia, Marco Idzko, disse que o ex-piloto de 69 anos teve que passar por um tratamento imunosupressivo que ajudou nas condições respiratórias.

Mensagem

Niki Lauda telefonou no começo desta semana para Lewis Hamilton diretamente do Hospital Geral de Viena, onde foi submetido no dia 1º de agosto a um transplante de pulmão. O austríaco incentivou o piloto inglês na semana do GP dos EUA, em que o piloto tinha condições de se sagrar pentacampeão da F1 de maneira antecipada.

Cuidados

Lauda começou a se sentir mal quando estava descansando no começo de julho em Ibiza, na Espanha. Niki então viajou em seu jato particular para a Áustria para receber mais cuidados, já que apresentou um forte quadro de tosse e foi colocado em tratamento intensivo pelo temor de complicações com os rins e seu segundo fígado transplantado – o ex-piloto recebeu inicialmente uma doação de seu irmão, e depois, há uma década, de sua atual esposa Birgit.

O ex-piloto, de 69 anos, precisou ser submetido a um transplante de pulmão em um hospital de Viena. A operação no dia 2 de agosto foi realizada pelos especialistas vienenses em transplantes de pulmão sob a direção de Walter Klepetko. É um dos maiores centros do mundo para tais intervenções. Lauda estava em tratamento há muito tempo antes do transplante de pulmão no AKH.

Devido ao problema de saúde, Lauda não compareceu aos grandes prêmios da Alemanha e Hungria. Espera-se que, com a alta e a sequência da recuperação, o hoje dirigente da Mercedes esteja apto a viajar até Spa-Francorchamps, palco da primeira corrida após as férias da Fórmula 1, nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

História na F1

Como piloto, Niki Lauda disputou 171 grandes prêmios de Fórmula 1 entre 1971 e 1985 – o austríaco anunciou a aposentadoria no fim de 1979, não correu em 1980 e 1981 e voltou em 1982. Depois de acumular cargos em equipes como Ferrari e Jaguar, Lauda assumiu a presidência não executiva da Mercedes em 2013 e foi peça fundamental na contratação de Lewis Hamilton.

Sair da versão mobile