Ícone do site Jornal O Sul

Nível do Guaíba baixa após atingir a maior marca desde 1941

Região das ilhas é a mais afetada pelas chuvas na Capital (Foto: Maia Rubim/PMPA)

O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, baixou na manhã dessa terça-feira após ter registrado a maior alta desde 1941. Por volta das 8h30min, a régua do Cais Mauá, no Centro Histórico da capital gaúcha, indicava 2,80 metros. Na noite de segunda-feira, a marca foi de 2,89 metros, conforme o Ceic/Metroclima (Centro Integrado de Comando) da prefeitura.

Durante essa terça-feira, o nível do Guaíba baixou quase 15 centímetros, e encontrava-se durante a noite estabilizado entre 2,75 e 2,77 metros. O Ceic/Metroclima reforça, no entanto, que esse índice é “excepcionalmente alto” e “causa preocupação mesmo com gradual baixa”. O centro afirmou ainda que a cheia será longa.

Em razão da redução do nível do Rio Guaíba, a comporta central de contenção, que dá acesso ao cais e que foi fechada, junto a outras 13, na segunda-feira, como medida de segurança, pôde ser reaberta na manhã dessa terça-feira, porém, a previsão de mais chuvas fez com que a prefeitura da cidade a fechasse novamente. O catamarã permanecia sem realizar viagens. Porém, obteve autorização da Marinha para voltar a operar nesta quarta-feira.

Animais
A Secretaria Especial dos Direitos Animais continuou nessa terça-feira o trabalho de remoção de animais na região das ilhas, afetada pela enchente do Guaíba. Foram cancelados todos os atendimentos pré-agendados para esta semana. Os animais recolhidos estão acomodados na Unidade de Medicina Veterinária, segundo o veterinário Franco Vicentini, que coordena a ação nas ilhas. “No momento do resgate, nosso apoio administrativo cadastrou os animais, garantindo a imediata devolução de todos assim que as águas baixarem.” Além do acompanhamento clínico, os animais resgatados serão microchipados e castrados.

Sair da versão mobile